Existem mais métodos para medir a altura necessária dos anéis para luneta com base nas dimensões da sua carabina e nas dimensões da luneta.
Neste guia vou usar aquele que considero o mais fácil. E pode usar este método mesmo que não tenha a luneta consigo. Só vai precisar dos dados de medição fornecidos pelo fabricante da luneta.
Se não tem a luneta consigo
Se a sua luneta não está fisicamente consigo, pode simplesmente consultar o site do fabricante. A medida que procura? O diâmetro total do tubo do objetivo.

Assim que souber esta informação, divida esse número por 2 e adicione cerca de 2 milímetros para folga. Este número é a altura mínima possível dos seus anéis para luneta.
Se tem a luneta consigo
Se tem a luneta consigo, pode obter este número simplesmente medindo você mesmo. Depois volta a dividir o diâmetro por 2 e acrescenta 2 milímetros para folga. O número que obtiver é a altura mínima dos seus anéis para luneta.
Se não tem nada para medir
No caso raro de não ter nada para medir o diâmetro, pode simplesmente estimar o número. Como? Pegue no diâmetro da lente objetiva [que é o último número escrito na luneta] e adicione alguns milímetros para a carcaça. Quantos milímetros para a carcaça? Normalmente é entre 4 e 8 milímetros no total. Uma carcaça clássica de polímero/metal tem normalmente 4mm, as mais espessas em borracha podem ir até aos 8mm.
Exemplo
Se a sua luneta tem escrito na lente 6-24x50, então a lente é de 50mm.

Depois adiciona 4 a 8mm para a carcaça, ficando com o diâmetro do tubo do objetivo entre 54 a 58mm. [Se a carcaça for clássica de polímero/metal, provavelmente é 54mm, se for espessa e de borracha, provavelmente será mais perto de 58mm.]
Para obter a altura mínima dos anéis para luneta, basta dividir esse número por dois, adicionar 2mm para folga, e essa é a altura mínima que os seus anéis para luneta devem ter.
Porquê adicionar 2mm para folga?
Para garantir que a luneta não toca no cano.
O que fazer a seguir

Depois de saber a altura mínima dos seus anéis para luneta, o ideal é procurar os anéis para luneta que estejam o mais próximo possível dessa altura. Obviamente, não podem ser mais baixos que isso.
Pode também querer procurar anéis para luneta mais altos, mas isso normalmente só se souber bem a razão (por exemplo, se a sua carabina tem apoio de bochecha ajustável, usa apoio de bochecha em couro adicional, etc.)
Outros aspetos a considerar ao escolher anéis para luneta
Além da altura dos anéis de montagem da mira, também precisa considerar o diâmetro do tubo principal e o tipo de anéis de montagem. Abordamos este tema em detalhe neste artigo [Como escolher os anéis de montagem certos], mas para já basta saber que existem três diâmetros mais utilizados de tubo principal. E, assim, três diâmetros de anéis de montagem:
- Anéis de montagem com 1 polegada de diâmetro,
- Anéis de montagem com 30mm de diâmetro, e
- Anéis de montagem com 34mm de diâmetro.
Anéis de montagem para calha picatinny
Se utilizar anéis de montagem com base picatinny, tenha em conta que a base picatinny irá acrescentar alguns milímetros à medição. Se a calha picatinny terminar antes do sino da mira (de forma que o sino da mira não toque na calha picatinny), pode considerar isso e subtrair à altura mínima calculada a altura da base picatinny.