Existem vários tipos de anéis de luneta. Qual a diferença?
- tipo de montagem [se monta diretamente no encaixe em cauda de andorinha da carabina, ou numa base padronizada - picatinny, blaser, etc],
- diâmetro dos anéis de luneta [corresponde ao diâmetro do tubo principal da sua luneta],
- altura dos anéis de luneta [isto depende principalmente do diâmetro do objetivo da sua luneta], e por fim
- tipo dos anéis de luneta.
Vamos passar pelos passos um a um.
Passo 1: Tipo de montagem
Esta é a primeira pergunta que precisa de responder: que tipo de montagem de anéis de luneta irá utilizar.
A solução mais popular é
1. obter uma base picatinny (a menos que a sua carabina já venha equipada de fábrica com base picatinny), e depois
2. obter anéis de luneta que funcionem com base picatinny.

Outra opção é procurar anéis de luneta que se fixem diretamente ao encaixe em cauda de andorinha da sua carabina. Existem, mas devido à grande variedade de padrões de montagem em cauda de andorinha, terá uma gama muito limitada de produtos à escolha.
Isto separa a gama de anéis de luneta em duas categorias:
- anéis de luneta com base picatinny, e
- anéis de luneta com base em cauda de andorinha.
Abaixo analisamos ambas as opções.
Anéis de luneta com base picatinny
Esta é a solução mais comum para montagem de lunetas.

O principal ponto positivo deste tipo de anéis de luneta é que são universais e, por isso, existe uma grande variedade de anéis de luneta compatíveis. Assim, pode escolher desde modelos simples com parafuso de fixação, modelos avançados com sistema de montagem QD que pode remover facilmente à mão, ou até anéis de luneta com base offset para mira de ponto vermelho.
Outro ponto positivo é que pode utilizar os mesmos anéis de luneta com luneta em várias carabinas. E se adquirir anéis de luneta picatinny com montagem QD, pode fazê-lo de forma extremamente fácil e rápida. Basta remover de uma carabina e instalar noutra. Desde que tenha base picatinny em ambas as carabinas, os anéis serão compatíveis.
O principal ponto negativo é que tem de obter a base picatinny para que estes funcionem. Muitas carabinas já vêm de fábrica com base picatinny. Mas muitas não, e então terá de procurar primeiro uma base de luneta compatível (trilho Picatinny).
Anéis de luneta com base em cauda de andorinha
A vantagem do tipo de montagem em cauda de andorinha é que não precisa de gastar dinheiro extra numa base de luneta [trilho Picatinny], podendo instalar os anéis de luneta diretamente na cauda de andorinha.

O ponto negativo é que terá uma quantidade muito limitada de anéis de luneta compatíveis [porque existem demasiados padrões de bases dovetail]. E outro ponto negativo a considerar é que não poderá usar estes anéis em nenhuma outra carabina, a não ser que tenha exatamente a mesma base dovetail.
Conclusão
Antes de mais: decida se vai usar a base dovetail ou a base Picatinny. Com base nisso, pode avançar.
Passo 2: Diâmetro dos anéis de luneta
A segunda coisa que precisa de acertar é o diâmetro dos anéis de luneta.
Isto depende do diâmetro do tubo principal da sua luneta. Se o diâmetro do tubo principal da luneta for 1 polegada [25,4mm], então deve procurar anéis de luneta com 1 polegada de diâmetro. O mesmo se aplica a outras dimensões.


Existem três diâmetros mais comuns de anéis de luneta:
Este parâmetro escolhe-se simplesmente ao saber qual o diâmetro do tubo principal da sua luneta. Deve constar na descrição de cada luneta.
Passo 3: Altura dos anéis de luneta
A altura dos anéis de montagem é determinada principalmente pelo diâmetro da objetiva + algum espaço extra para a tampa da lente – normalmente acrescenta mais 2mm.
Tipicamente, há três alturas de anéis de montagem: baixa, média e alta.
Como atirador, o seu objetivo é posicionar a luneta de forma a que o espaço entre a objetiva e o cano da carabina seja mínimo.

Limitações de altura
Então, como abordar esta questão?
- Se a sua luneta tem um diâmetro de objetiva pequeno, ou seja, entre 20 e 40mm, anéis de luneta baixos serão suficientes.
- Se a sua luneta tem um diâmetro de objetiva médio, ou seja, entre 40 e 45mm, vai precisar de anéis de luneta de altura média.
- E se a sua luneta tem um diâmetro de objetiva grande, ou seja, entre 45 e 56mm, vai precisar de anéis de luneta altos.
Passo 4: Tipo de anéis de luneta
Esta etapa final depende apenas das suas preferências: como e onde vai utilizar a carabina.
Existem alguns tipos de anéis de luneta a considerar:
Anéis de luneta de peça única
Muito populares porque são muito fáceis de remover da sua carabina & voltar a instalar.
Anéis de luneta de duas peças
Um pouco mais complicados de instalar, pois tem de passar pela instalação dos anéis separadamente. A fixação dos anéis à base é normalmente feita com parafusos ou alavancas.

Anéis de luneta QD ou QR
QD significa quick detach, QR significa quick release, mas ambos significam o mesmo. Estes anéis de luneta são muito fáceis e rápidos de remover da base.
Muitas vezes pode encontrar estes anéis com alavancas táticas, que permitem soltar os anéis mesmo com luvas calçadas.
Estes podem ser instalados e removidos da sua carabina muito facilmente em todas as condições, sem necessidade de ferramentas especiais.
Anéis clássicos com parafusos
Para instalar estes anéis precisa de uma chave de parafusos e talvez algumas ferramentas extra.
Não são para instalar ou remover da sua arma no terreno.