Cada vez mais pistolas compactas e subcompactas estão a ser fabricadas com cortes na culatra adaptados a footprints específicos de mira de ponto vermelho—sendo o mais comum o footprint Shield RMSc. Aqui, estamos a comparar duas miras de ponto vermelho que usam este footprint popular e que se destacam por serem das mais pequenas da sua classe.
Nota lateral: Somos grandes fãs de miras de ponto vermelho montadas diretamente em pistolas subcompactas. Enquanto as pistolas de tamanho normal beneficiam da flexibilidade de escolher várias ópticas e footprints, as pistolas pequenas estão naturalmente limitadas apenas às miras de ponto vermelho mais pequenas—por isso, um footprint dedicado faz todo o sentido.
Primeiro que tudo—ambas as ópticas que abordamos aqui usam o footprint Shield RMSc. Isto significa que podem ser montadas diretamente numa vasta gama de pistolas com corte RMSc de fábrica (por exemplo, Glock 43X MOS, CZ P-09 Nocturne, CZ Shadow 2 Carry, entre muitas outras).

E como o tamanho importa—pelo menos no mundo das ópticas como o entendemos—vamos colocar frente a frente duas das miras de ponto vermelho mais pequenas: a Shield RMSsc e a Sightmark Mini Shot A-Spec M3 Micro Reflex Sight.
Dica rápida para a @Sightmark: talvez considerem dar um nome à vossa mira de ponto vermelho subcompacta que seja mais... subcompacta?
Vídeo
Se não gosta de ler (embora seja um artigo rápido!), coloquei o meu vídeo logo abaixo.
Dica pessoal: pode saltar o unboxing a menos que esteja mesmo ansioso pela sua mira de ponto vermelho. Se for para 1:30, chega logo à informação importante e útil.
Diferenças principais
O que distingue estas duas que pode não ser visível à primeira vista?
Dimensões
Ambas são extremamente pequenas, mas cada uma à sua maneira:
Dimensões da Shield RMSsc:
- 40,8 mm de comprimento,
- 19 mm de largura e
- 21,5 mm de altura.
Peso da Shield: 16,1 g [0,56 oz].
Dimensões da Sightmark Mini Shot A-Spec M3:
- 40,8 mm de comprimento,
- 23 mm de largura e
- 22,8 mm de altura.
Peso da Sightmark: 20 g [0,7 oz].

No geral, a mira Shield acaba por ser ligeiramente mais pequena e leve das duas.
Tamanho do ponto vermelho [MOA dot]
A Shield RMSc está disponível em duas variantes - ponto de 4 MOA e ponto de 8 MOA. Tendo em conta que o objetivo das pistolas subcompactas é principalmente a autodefesa, a opção de ponto de 8 MOA é muito prática.
A Sightmark só é produzida com ponto de 3 MOA.
Ambas oferecem apenas cor vermelha para o ponto [ou seja, não verde].

Expectativa de vida da bateria
A duração da bateria depende principalmente da bateria, mas os números variam bastante, por isso vale a pena mencionar:
A bateria da Shield tem uma duração esperada de cerca de 9 000 horas em luz diurna média.
A bateria da Sightmark tem uma expectativa de vida entre 500 e 100 000 horas [depende muito das definições de luz ambiente].
Montagem Picatinny incluída / não incluída
Ambas estas miras de ponto vermelho são feitas principalmente para pistolas, devido ao seu tamanho. Apesar disso, a Sightmark inclui também montagem Picatinny, garantindo que pode usar esta mira de ponto vermelho mesmo em armas equipadas com base Picatinny.

A Shield, por outro lado, não inclui essa montagem juntamente com a mira de ponto vermelho. Ainda pode instalar a mira de ponto vermelho em Picatinny, mas terá de comprar a montagem Picatinny em separado (por exemplo aqui).
Resistência à água
Não esperamos que desempenhe o papel de James Bond e lute em Veneza num barco com nenhuma destas, mas ainda assim é algo digno de nota - a Shield tem uma classificação IP67 mais sólida e é mais resistente à água em comparação com a Sightmark, que tem classificação IP55.
Controles básicos
Não existem controles em nenhuma das óticas. A única coisa que pode ajustar é windage e elevação.

O brilho é ajustado automaticamente com base nas condições de luz, e ambas as óticas usam apenas 1 retículo. Portanto, não há muito para controlar.
Outras notas
Ambas estas miras usam inserção da bateria pela parte inferior. Em outras palavras, terá de remover a mira para trocar a bateria. Dada a simplicidade de ambas as óticas, faz sentido para mim.
A Shield usa bateria CR1632 (apesar de afirmar que é CR2016).
A Sightmark usa bateria CR2032.
Como instalar estas óticas na sua arma?
Se a sua arma é optics ready e tem corte Shield RMSc no slide, não precisa de mais nada além da mira de ponto vermelho.

Se a sua pistola é uma variante Optics Ready clássica, que precisa usar placa para mira de ponto vermelho, terá de adquirir uma. Para ambas irá precisar então de placa adaptadora que utiliza o footprint Shield RMSc.
E caso tenha um modelo clássico sem qualquer corte optics ready, terá de procurar por montagem para mira de ponto vermelho com footprint Shield RMSc. Temos muitos desses também.