Comparação: Vector Optics Frenzy-S 1x17x24 MIC, MOS & SAS

Neste artigo vamos analisar as diferenças entre 3 miras de ponto vermelho Vector Optics. Vamos comparar  

O que têm em comum

As miras de ponto vermelho partilham 90% do nome, por isso haverá bastantes características em comum. Vamos vê-las uma a uma:

1. O mesmo footprint Shield RMSc 

A principal característica comum destes três pontos vermelhos é o footprint - todos os 3 utilizam o footprint Shield RMSc.

Por isso pode considerar qualquer um destes três pontos vermelhos para a sua pistola compacta ou subcompacta, ou para um modelo que use o footprint Shield RMSc no corte da corrediça para dovetail.

Se estiver a pensar adquirir este ponto vermelho para a sua pistola, precisa de escolher entre soluções de montagem que utilizem o footprint Shield RMSc:

2. Conteúdo da embalagem

Outra característica igual nos três modelos é o conteúdo da embalagem. O ponto-chave aqui é este - todas as miras de ponto vermelho incluem uma montagem weaver / trilho Picatinny na embalagem.

3. Tamanho da lente da janela

Como o nome dos pontos vermelhos indica - todos têm o mesmo tamanho de janela: 17x24mm. 

4. Sensores de movimento & desligar automático

Todos os pontos vermelhos ligam-se automaticamente quando detetam movimento, e também desligam-se se não forem movidos durante pelo menos 3 minutos.

5. Dimensões

Todos os pontos vermelhos têm 28 mm de largura e 41 mm de comprimento.

6. Materiais

Todos estes três miras são feitos de alumínio.

Agora vamos às diferenças.

Principais diferenças

Então quais são as diferenças? Sim, existem algumas. Vamos analisá-las abaixo:

Retículo 

As Frenzy-S 1x17x24 MIC e SAS vêm ambas com ponto de 3 MOA.

A Frenzy-S 1x17x24 MOS, no entanto, vem com design de retículo múltiplo. Pode escolher entre ponto de 3 MOA, círculo e a combinação de ambos. 

Altura

Os modelos MIC e MOS têm ambos 24,3 mm de altura.

O modelo SAS é um pouco mais alto, com altura total de 25 mm.

Localização da bateria

Os modelos MIC e MOS têm a bateria na parte inferior da mira de ponto vermelho. Portanto, para aceder à bateria, é necessário remover a mira de ponto vermelho.

Ambas estas miras de ponto vermelho utilizam a bateria CR2032 com uma duração prevista entre 20 000 e 50 000 horas.

*A diferença deve-se ao sistema multi retículo - se utilizar apenas o ponto de 3 MOA, pode durar até 50 000 horas. Ao utilizar o ponto com círculo, ficará mais próximo das 20 000 horas.

A mira de ponto vermelho SAS, no entanto, tem o compartimento da bateria localizado de lado, permitindo trocar as baterias sem remover a mira de ponto vermelho e sem perder o zero.

A SAS também utiliza uma bateria diferente - a CR1632 - com duração prevista até 30 000 horas.

Em todos os casos - MIC, MOS e SAS - a mira de ponto vermelho não inclui bateria. Por isso, certifique-se de que tem uma em casa quando esperar pela chegada da mira de ponto vermelho. 

Considerações finais

Todas estas miras de ponto vermelho são muito semelhantes, mas alguns detalhes nas características fazem a diferença.

Localização da bateria

Esta é uma característica que não gosto muito nos modelos MIC e MOS. É verdade que só irá trocar a bateria de vez em quando, mas mesmo assim - terá de desmontar totalmente. Neste aspeto, o modelo SAS é o vencedor para mim.

Retículo

Pessoalmente prefiro ter mais opções no que toca ao retículo, e o sistema multi retículo do modelo MOS seria um fator a considerar. Gosto muito mais disso do que do simples ponto de 3 MOA que os modelos SAS e MIC oferecem. Neste aspeto, escolheria a versão MOS.

Vídeo

Pode também ver toda a comparação em formato vídeo no nosso canal do YouTube.